29 de novembro de 2017 00:00

Casal melhora eficiência da ETA Pratagy após ajustes operacionais

Iniciativa reforça continuidade do fornecimento de água de Maceió

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), por meio de sua Supervisão de Planejamento (Suplan/Geplan), efetuou uma reunião para treinamento de operadores e auxiliares lotados na Estação de Tratamento de Água Josué Palmeira (ETA Pratagy) na sexta-feira (17). O objetivo foi abordar os aprimoramentos da rotina operacional desses funcionários. Essas atualizações incluem vistorias do processo de tratamento, análises físico-químicas e monitoramentos de descargas de fundo.

Durante a reunião, os coordenadores Felipe Lima e Carlos Santana, do Centro de Controle de Processos Operacionais, discorreram sobre os resultados obtidos 15 dias após a implantação da nova rotina operacional. Lima afirmou que, após alterações no regime das descargas de fundo — procedimento necessário para o descarte do material depositado nos decantadores da ETA —, a companhia deixou de sofrer com acentuadas variações na pressão da água do Sistema Pratagy. Com isso, explicou o coordenador, a mudança contribui para reforçar a continuidade do fornecimento de água em Maceió.

Para Franklin Bispo, supervisor de Produção e Tratamento de Água, a atualização dos procedimentos representa um marco para a Companhia, pois reduziu em 40% o volume de água descartado durante as descargas de fundo. Bispo também destacou que essa economia não impactou a qualidade do produto final, já que a qualidade da água tratada manteve-se inalterada.

De acordo com o assistente operacional Alexandre Ancelmo, “foi bastante enriquecedor desenvolver a ação de padronização dos procedimentos operacionais da ETA, visto que a iniciativa vai servir como referência para o nivelamento da rotina dos trabalhos desenvolvidos na estação”. Além disso, Ancelmo se disse satisfeito em contribuir para a implementação do manual de procedimentos operacionais da Casal.

29 de novembro de 2017 00:00