27 de novembro de 2017 00:00

Gestores da Casal definem medidas para combate às perdas de água

Fiscalização de fraudes, modernização de equipamentos e mobilização social estão entre as iniciativas

Gestores da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) apresentaram, nesta segunda-feira (27), as principais medidas para o combate às perdas de água, durante reunião ocorrida no auditório da Unidade de Negócio Farol, em Maceió, coordenada pelo vice-presidente de Gestão Operacional, Francisco Beltrão.

“Priorizar combate a perdas é essencial, é algo que deve ser feito no dia a dia. Vocês já fazem isso em suas unidades, mas nós agora estamos impulsionando, dando mais apoio. Reconhecemos que melhoramos muito nos últimos anos em retirada de vazamentos, mas ainda temos que perseguir a excelência nesse serviço”, destacou o presidente da companhia, Clécio Falcão, durante o encontro.

“Reduzir perdas é fundamental para que uma companhia de saneamento encontre seu equilíbrio. O Governo do Estado acreditou na recuperação da Casal, e estas ações apresentadas aqui fazem parte desse processo de recuperação”, salientou Falcão.

Algumas das ações para o combate às perdas são obras que estão incluídas no Plano de Investimentos da companhia. Há também melhorias em estações, manutenção e modernização de equipamentos, segundo explicou o assessor técnico da Vice-Presidência de Gestão Operacional, Jorge Briseno.

Para a redução de “perdas aparentes”, mais conhecidas como vazamentos, as principais medidas incluem serviços de macromedição, gestão comercial e micromedição, conforme detalhou o superintendente de Gestão Comercial e Operacional, Samuel Leite.

No tocante à macromedição, as medidas incluem instalação adequada de equipamentos macromedidores da vazão de água e calibração constante. Em gestão comercial, as ações são auditorias comerciais, fiscalização de ligações inativas, qualificação de mão de obra e análise de consumo.

Já em micromedição, as atitudes adotadas consistem em instalação adequada à faixa de consumo – ou seja, classificar o consumidor como residencial, comercial ou industrial – e desinclinação dos hidrômetros – no caso daqueles instalados inadequadamente.

Outras medidas citadas no encontro entre os gestores da Casal, algumas delas já em execução, tratam de ações na área ambiental, sensibilização social, operações de fiscalização e combate a fraudes, marketing e parcerias institucionais. O encontro contou com a participação de gerentes das Unidades de Negócio e de Serviço, coordenadores, supervisores, assessores e assistentes, tanto da capital quanto do interior.

27 de novembro de 2017 00:00