22 de dezembro de 2017 00:00

Novo reservatório da Bacia Leiteira tem capacidade para 2 milhões de litros de água

Estrutura entrou em operação neste mês e garante mais segurança hídrica para 19 municípios

reservatório 1

O novo reservatório da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), situado no município de Olho D’Água das Flores e que abastece as 19 cidades do Sistema Coletivo da Bacia Leiteira, começou a funcionar no início deste mês, mas ainda em fase de testes. Ele possui capacidade de 2.000 m³ – 750 m³ a mais que o antigo. Isso equivale a 2 milhões de litros de água.

Segundo o coordenador da Unidade de Negócio Bacia Leiteira da Casal, Erickson Dantas, o aumento da capacidade traz benefícios significativos para o sistema de operação, como uma quantidade maior de equilíbrio no sistema, e a garantia de uma melhor segurança hídrica para os municípios atendidos.

O reservatório antigo, que tem capacidade de armazenar até 1.250 m³ de água, está temporariamente desativado para passar por melhorias. As obras já foram solicitadas, mas a estrutura ainda vai passar por uma análise de técnicos e engenheiros.

O novo reservatório, chamado de “reservatório pulmão”, foi construído pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), com investimentos de R$ 1,5 milhão. Ele disponibiliza água para cerca de 200 mil pessoas nos seguintes municípios: Batalha, Belo Monte, Cacimbinhas, Carneiros, Dois Riachos, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Major Izidoro, Maravilha, Monteirópolis, Olho d’Água das Flores, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Pão de Açúcar, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, São José da Tapera e Senador Rui Palmeira.

22 de dezembro de 2017 00:00