30 de janeiro de 2018 00:00

Casal e Governo vão investir R$ 30 milhões em obras hídricas em Rio Largo

Nova captação, reforma da ETA e substituição de redes de distribuição começam em breve

Presidente da Casal confirma investimentos em Rio Largo, em reunião com prefeito e secretários de Estado

As melhorias no abastecimento de água de Rio Largo, município da região Metropolitana de Maceió, receberão investimentos que chegam a cerca de R$ 30 milhões. Os recursos serão investidos pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e pelo Governo do Estado, dentro do Plano de Investimentos da empresa para 2018.

A medida foi confirmada pelo presidente da Companhia, Clécio Falcão, durante encontro com o prefeito de Rio Largo, Gilberto Gonçalves, nesta terça-feira (30). Também participaram da reunião, ocorrida na sede da prefeitura, os secretários de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mozart Amaral, e de Planejamento, Gestão e Patrimônio, Fabrício Santos, que anunciaram investimentos de suas respectivas pastas na cidade.

De acordo com o presidente da Casal, entre as obras previstas para o município está a instalação de uma nova estação de captação de água. Ela vai aduzir o líquido de uma barragem da Usina Santa Clotilde, distante cerca de sete quilômetros da atual estação de tratamento de água (ETA) da cidade. Além da captação, será instalada a nova adutora de água bruta.

Por outro lado, a atual ETA será reformada e ampliada. “Com isso, vamos aumentar a oferta de água na cidade em cerca de 60%. Será mais água e em melhor qualidade para a população”, salientou Clécio Falcão. Somados, esses investimentos em captação, adutora e ETA chegam a R$ 18 milhões.

Rio Largo também vai receber os chamados distritos de medição e controle (DMC), que são equipamentos a serem instalados pela Companhia nas redes de distribuição para controlar e equilibrar a pressão da água, identificar e reduzir perdas. O investimento previsto é de cerca de R$ 7,5 milhões.

A Casal, com apoio do Governo do Estado, também vai dar continuidade à substituição de redes antigas e obstruídas por novas redes de distribuição de água. Cerca de 4 mil metros estão sendo trocados na cidade. Outra ação que será executada pela empresa é ao desassoreamento das barragens situadas na Mata do Rolo e no Tabuleiro do Pinto, que servem de mananciais para abastecer a população.

Em relação aos conjuntos habitacionais que possuem redes coletoras de esgoto que já foram assumidas pela Casal, a Companhia fará investimentos para adequar essas estruturas ao funcionamento normal.

Além do presidente Clécio Falcão, o gerente da Unidade de Negócio Leste, Judiron Pena, e a equipe operacional da Casal na região também participaram do encontro.

30 de janeiro de 2018 00:00