1 de fevereiro de 2018 00:00

Casal apresenta ao Ministério Público Estadual investimentos para Rio Largo

Companhia e Governo do Estado pretendem investir R$ 30 milhões em obras hídricas na cidade

Presidente da Casal fala sobre investimentos da Companhia em Rio Largo

Um dia após reunião com o prefeito de Rio Largo, Gilberto Gonçalves, e dois secretários de Estado, na sede da prefeitura, em que detalhou todos os investimentos da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e do Governo do Estado para melhorar o abastecimento da cidade, o presidente da estatal, Clécio Falcão, reuniu-se nesta quarta-feira (31) com o promotor de Justiça Magno Moura, que representa o Ministério Público Estadual (MPE) no município.

Na ocasião, da qual também participaram o prefeito de Rio Largo, o gerente da Unidade de Negócio Leste da Casal, Judiron Pena, o supervisor de Tratamento, Luciano Melo, e o advogado da Companhia, Walmar Peixoto, o presidente apresentou ao promotor todos os investimentos em obras hídricas e em esgotamento sanitário que serão feitos na cidade, num total que soma R$ 30 milhões.

A reunião foi proposta pelo promotor em virtude de denúncias recebidas por ele a respeito do abastecimento e de sistemas de esgotamento sanitário que operam com deficiência. Clécio Falcão ressaltou que, para corrigir os sistemas individuais de esgotamento sanitário de cinco conjuntos de Rio Largo, a Companhia vai investir R$ 3 milhões. A previsão, segundo ele, é que até março ocorra a licitação para contratação da empresa que executará os serviços de melhorias.

Paralelamente, a Prefeitura de Rio Largo comprometeu-se a desapropriar uma área que será cedida à Casal para que, no local, seja construída uma lagoa de estabilização, que fará parte do sistema de esgotamento sanitário desses cinco conjuntos.

Em relação à denúncia de lama que é “carreada” até um dos mananciais usados pela Companhia para abastecer parte da cidade, o presidente salientou que isso ocorre em virtude de deficiências na drenagem da cidade, o que faz com que, durante a chuva, a areia seja levada para os mananciais. “A Casal é usuária desse manancial, assim como é do Rio São Francisco. A drenagem da cidade não compete à Companhia, mas somos parceiros da prefeitura para encontrar uma solução”, ressaltou. Mesmo assim, ele ressaltou que a água distribuída na cidade passa por tratamento e está dentro dos padrões do Ministério da Saúde.

O gestor da Casal também acrescentou que a Companhia já licitou e contratou uma empresa que vai apenas fazer reposição de asfalto em locais que precisaram ser escavados para retirada de vazamentos. Esse serviço começa imediatamente.

Quanto aos dois principais mananciais que abastecem Rio Largo – um situado na Mata do Rolo e outro no Tabuleiro do Pinto – a Casal vai fazer a pavimentação do acesso a eles, com base em projetos que estão sendo elaborados pela prefeitura. Após essa obra, a estatal também vai fazer o desassoreamento dos dois mananciais.

Clécio Falcão também citou a instalação de uma nova estação de captação de água. Ela vai aduzir o líquido de uma barragem da Usina Santa Clotilde, distante cerca de sete quilômetros da atual estação de tratamento de água (ETA) da cidade. Além da captação, será instalada a nova adutora de água bruta.

Por outro lado, a atual ETA será reformada e ampliada. “Com isso, vamos aumentar a oferta de água na cidade em cerca de 60%. Será mais água e em melhor qualidade para a população”, salientou Clécio Falcão. Somados, esses investimentos em captação, adutora e ETA chegam a R$ 18 milhões.

Rio Largo também vai receber os chamados distritos de medição e controle (DMC), que são equipamentos a serem instalados pela Companhia nas redes de distribuição para controlar e equilibrar a pressão da água, identificar e reduzir perdas. O investimento previsto é de cerca de R$ 7,5 milhões.

A Casal, com apoio do Governo do Estado, também vai dar continuidade à substituição de redes antigas e obstruídas por novas redes de distribuição de água. Cerca de 4 mil metros estão sendo trocados na cidade.

1 de fevereiro de 2018 00:00