9 de fevereiro de 2018 00:00

Casal coloca em operação nova captação de água em Piaçabuçu

Estrutura fica 6 quilômetros distante da antiga e livre dos efeitos da intrusão salina

Piaçabuçu conta agora com nova captação de água no Rio São Francisco

Piaçabuçu conta agora com nova captação de água no Rio São Francisco (Foto: Max David/Piaçabuçunews)

Começou a operar nesta sexta-feira (9) a nova captação de água que vai enviar o líquido para atender à população de Piaçabuçu, na região do Baixo São Francisco. A estrutura foi implantada pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) distante seis quilômetros da antiga para evitar os efeitos da intrusão salina, ou seja, a nova captação fica seis quilômetros rio acima, situada próximo ao povoado Penedinho.

A obra, que além da captação incluiu a nova adutora com seis quilômetros de extensão, foi realizada com recursos próprios da Companhia no total de aproximadamente R$ 1,5 milhão. Ela foi necessária em virtude da redução de vazão do Rio São Francisco, nos últimos anos, o que aumentou a intrusão salina (aumento do nível de cloreto com a maré alta).

Na captação antiga, que a partir de hoje segue paralisada, era preciso fazer duas paradas diárias de quatro horas de duração cada uma delas justamente para evitar a captação de água bruta com níveis elevados de cloreto, tendo em vista que a estação de tratamento de água (ETA) da Casal na cidade não faz a dessalinização.

Durante as paradas, a ETA deixava de receber o líquido e de enviar para a população, que ficava desabastecida. A partir de agora, a Companhia vai continuar monitorando o nível de cloreto da água bruta no entorno da nova captação e, se preciso, fazer os ajustes operacionais nas bombas.

A Casal ressalta que, durante o carnaval, o Call Center continuará atendendo à população pelos números 0800 082 0195 (capital) e (82) 3215-4100 (capital e interior), das 7h às 19h. Por esses números, é possível informar falta de água, vazamentos de água ou de esgoto (nos locais que dispõem de rede coletora). Duzentos profissionais da empresa estarão de plantão durante o carnaval.

9 de fevereiro de 2018 00:00