As sugestões de dinâmicas interdisciplinares para atividades nas escolas estão divididas da seguinte forma:

1. Em Verso e Prosa
2. Onde Nós Moramos
3. Descobrindo a Importância da Água

1. Em Verso e Prosa

:. Fazer uma pesquisa sobre poemas que utilizem a temática água;

:. Fazer uma pesquisa sobre músicas que utilizem a temática água;

:. Fazer uma pesquisa sobre livros de ficção que utilizem a temática água;

:. Fazer uma pesquisa com palavras que remetem a idéia de água;

:. Solicitar que os alunos façam músicas e poemas que tenham como tema principal a água;

:. Solicitar aos alunos que escrevam cartas aos órgãos competentes, questionando os problemas de abastecimento e esgoto sanitário da região;

:. Fazer com os alunos um jornal informando sobre as causas do desperdício de água;

:. Pesquisar problemas de saúde causados pela falta de saneamento básico;

:. Identificar no livro de História utilizado na escola trechos que analisem a presença do elemento água em sociedades do passado e do presente, Identificar no livro de Geografia utilizado na escola os diferentes usos da água nas diferentes regiões do mundo;

:. Identificar no livro de Ciências utilizado na Escola os diferentes estados do elemento água;

:. Pesquisar a quantidade de água necessária para um indivíduo viver por 07 dias (alimentação, higiene, etc.);

:. Fazer cartazes e murais apresentando diferente ações do cotidiano em que a água é desperdiçada;

:. Pesquisar sobre a utilização dos recursos hídricos para irrigação, abastecimento de água, produção de energia, etc. Solicitar aos alunos que realizem campanhas de conscientização da importância da água.

2. Onde Nós Moramos

:. Investigar se a água que sai das torneiras das casas da região é limpa;

:. Identificar as causas principais de desperdícios de água na região;

:. Identificar as causas principais de desperdício de água na escola; Identificar as causas principais de desperdício de água nas residências dos alunos;

:. Fazer uma entrevista com os moradores da região sobre o conceito que eles possuem sobre desperdício;

:. Fazer uma entrevista com os moradores da região sobre a percepção do que seja desperdício de água;

:. Fazer um levantamento fotográfico do desperdício de água na região;

:. Fazer uma pesquisa sobre os rios da região no passado e no presente;

:. Pesquisar com os alunos junto aos moradores mais antigos de sua comunidade como era o rio que existe perto sua residência;

:. Fazer uma pesquisa sobre os diversos usos da água na região (abastecimento urbano, industrial, recreação, pesca, etc);

:. Identificar no livro de Geografia utilizado na Escola e os diferentes usos da água nas regiões brasileiras;

:. Pesquisar como cada cultura no Brasil apreende e utiliza o elemento água;

:. Solicitar uma reunião do Conselho Escola-Comunidade para discutir ações para diminuir o desperdício de água região;

:. Pesquisar com os alunos sobre as causas das enchentes e deslizamentos em Maceió.

3. Descobrindo a Importância da Água

:. Identificar no mapa de onde vem a água que abastece a região;

:. Pesquisar com os alunos se as áreas onde a água é captada são protegidas contra poluição; Convidar técnicos para darem palestras sobre a água que a população da região consome;

:. Cronometrar o tempo gasto em atividades que desperdiçam água (lavar calçadas, lavar carros, tomar banhos demorados, escovar os dentes ou fazer barba com a torneira aberta, etc.);

:. Identificar a quantidade de água desperdiçada na cozinha das residências dos alunos;

:. informações interessantes

:. Cada ano se evaporam 330 milhões de metros cúbicos de água dos mares;

:. Cada ano, cerca de 63 milhões de metros cúbicos de água se evaporam dos terrenos de globo terrestre;

:. Só 100 milhões de metros cúbicos de água caem na terra em forma de precipitacão. A precipitação sobre a terra é de 660 mm. por ano em média. Em alguns lugares, como nos desertos caem menos de 25 mm de água por ano; enquanto que em outros, como nos bosques úmidos tropicais, podem cair mais de 10 metros ao ano.

Esta é uma contribuição da Casal aos professores e professoras a quem cabe a responsabilidade e a honra de formar as novas gerações.

Para maiores informações contactar a Casal através de sua Assessoria de Comunicação Social,
tel. (082) 3315-3007
Rua Barão de Atalaia, 200 Centro – Maceió / AL