Neste documento a CASAL apresenta as informações básicas para os interessados utilizarem a medição individualizada de água em condomínios tipos residencial, comercial, industrial, público ou misto.

Existem dois critérios para a medição individualizada de condomínios, ficando os interessados livres para escolher o que for mais favorável:

  • Medição individual administrada pelo condomínio ou administradora, sem a interferência da CASAL;
  • Medição individual administrada pela CASAL de acordo com a sua Norma Interna aprovada pela Resolução de Diretoria Nº 21/2014 de 29/09/2014.

O responsável pelo condomínio deverá comparecer aos postos de atendimento da CASAL para dar entrada ao processo de medição individualizada:

  1. Apresentar a ATA de constituição do condomínio e o comprovante de adimplência com a CASAL;
  2. Apresentar os dados dos condôminos, identificados por apartamento, para o cadastro das ligações, contendo:
    1. Nome;
    2. Data de nascimento;
    3. CPF;
    4. RG;
    5. Data de emissão do RG;
    6. Órgão expedidor;
    7. Telefone;
    8. Nome da mãe.
  3. Apresentar a ART, Anotação de Responsabilidade Técnica do projetista e do responsável técnico pela execução do projeto junto ao CREA-AL;
  4. O representante deverá apresentar a CASAL, Termo de Compromisso, devidamente assinado por todos os condôminos, comprovando a aprovação dos mesmos.

A CASAL não analisará o projeto hidráulico de individualização, que será de responsabilidade do empreendedor ou do condomínio, porém serão analisadas as especificações dos hidrômetros e caixas de proteção que deverão se adequar aos ANEXOS V e VI e VII da NI- Norma Interna da CASAL.

Nenhum condomínio é obrigado a implantar a medição individualizada, entretanto, uma vez aprovada através de Termo de Compromisso devidamente assinado pelos condôminos, esta se aplicará obrigatoriamente a todas as suas unidades (apartamentos, salas, etc.).

Os hidrômetros individuais devem ser instalados em local de fácil acesso, na área comum externa, no andar térreo, de forma a facilitar a leitura, ou no hall de cada andar quando o sistema de leitura for a distância, por telemetria, ou outros, ficando os custos desta opção a cargo do condomínio.

Vale salientar que a medição individualizada se aplica aos condomínios novos e antigos que não apresentarem pendências com a CASAL.

O projeto deverá atender aos requisitos constantes na Norma Interna da CASAL para a sua aprovação e posterior vistoria das instalações, após a sua retirada pelo interessado.

Para fazer o download da referida norma, Clique aqui!

Para fazer o download do MODELO DE REQUERIMENTO, clique aqui (.PDF), clique aqui (.XLS).