8 de agosto de 2013 00:00

PPP do Agreste amplia frentes de trabalho para agilizar obras e serviços

Nova adutora avança com quatro frentes; até agora foram implantados 6.700m de tubos

As obras da nova adutora do Agreste, que começaram no início deste ano, avançam em quatro frentes de serviço – duas no trabalho de implantação e soldagem de tubos, no município de Girau do Ponciano, uma na execução das obras da captação, à margem do rio São Francisco, em Traipu, e uma na construção do reservatório, que fica na Serra dos Manões, no mesmo município.

Até setembro próximo, entrarão em ação mais quatro frentes de trabalho, totalizando oito, entre construção da nova adutora e recuperação do sistema de abastecimento de água existente, conforme informou o engenheiro Tácito Marques Castelo Branco, gestor do contrato da PPP (Parceria Público-Privada) do Agreste.

Ao visitar as obras da nova adutora, nessa quarta-feira (7), o presidente da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Álvaro Menezes, disse acreditar que elas sejam concluídas dentro do prazo contratual. “A pretensão da construtora de antecipar a conclusão dos serviços nos deixa mais satisfeitos, pois sabemos do quanto a população de Arapiraca e mais nove outros municípios integrantes do sistema coletivo do Agreste estão precisando de mais água”, salientou Menezes. Ele informou ainda que, até agora, foram implantados 6.700 metros de tubos.

A nova adutora do Agreste, com extensão de 57 quilômetros, vai produzir 1.500 metros cúbicos de água por hora (m³/h), sendo 1.000m³/h para Arapiraca e 500m³/h para a Mineração Vale Verde, em Craíbas, devendo beneficiar aproximadamente 400 mil pessoas nos 10 municípios do sistema coletivo da região, além dos setores comercial e industrial. O investimento é de R$ 143 milhões.

Na visita ao Agreste, o presidente da Casal inspecionou as frentes de assentamento de tubos, em Girau do Ponciano, as obras de construção da captação e do reservatório do novo sistema adutor, em Traipu, além de visitar uma casa da Associação de Assentados do Assentamento Mumbaça, também em Traipu, que está sendo reformada para abrigar o escritório da obra no campo e, posteriormente, ser devolvida à entidade.. Álvaro Menezes se fez acompanhar do diretor da CAB Águas do Agreste, Antônio Dallalana, do gerente técnico-operacional desta empresa, Paulo Sérgio Clé, do representante da gerenciadora BBL Nordeste, Fabrício Henrique, do gerente da Unidade de Negócio Agreste, da Casal, Ricardo Ítalo, além do gestor da PPP do Agreste, Tácito Marques.

Na terça-feira (7), à tarde, Menezes se reuniu, em Arapiraca, com o vice-presidente de Gestão Operacional da Casal, Carlos Figueiredo, com o superintendente de Negócio do Interior, Antônio Fernando, e com gestores e técnicos da área operacional da Casal e da CAB para cobrar melhor desempenho das ações comerciais integrantes do contrato da PPP do Agreste. Na ocasião, a CAB apresentou um cronograma de trabalho se comprometendo a providenciar junto aos diversos setores da área comercial um plano de recuperação da arrecadação do Agreste, a ser implantado até setembro próximo.

Assentamento de tubos da nova adutora do Agreste

8 de agosto de 2013 00:00