A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) apresentou, na noite dessa quinta-feira (16), às comunidades do complexo habitacional Benedito Bentes, os resultados dos investimentos em obras e ações realizadas pela empresa nessa localidade. O encontro contou com a participação do vice-presidente de Gestão Operacional, Pedro Gilberto, e de técnicos e gestores da Companhia, sob a coordenação da assistente social Vivianne Barbosa, responsável pelo Programa de Relações Institucionais da Casal.
No balanço de ações consta que o abastecimento, que era interrompido à noite – das 19h às 6h do dia seguinte -, para enchimento dos reservatórios, passou a ser feito dia e noite, ininterruptamente. Para isto, foram instalados Distritos de Medição e Controle (DMCs) e Válvulas Reguladoras de Pressão (VRPs), para controlar a entrada de água, bem como as pressões, de modo a equalizar (otimizar) a distribuição, evitando estouramento da rede e intermitência no abastecimento.
Esse trabalho faz parte do Programa de Redução de Perdas, implantado pela Casal em parceria com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), onde estão sendo investidos recursos da ordem de R$ 20 milhões. Desde o início do ano passado, quando o sistema começou a ser implantado, já foram instalados 26 DMCs, sendo cinco no complexo Benedito Bentes, seis no Farol e 15 na orla da Pajuçara. Com esse sistema, a Casal sabe quanto é distribuído de água e quanto é consumido, isto é, quantifica o volume disponibilizado (VD) e o volume utilizado (VU); a diferença entre essas duas medições é que são consideradas perdas (reais, aparentes, visíveis e não-visíveis).
Com as ações no Benedito Bentes, aumentou o grau de satisfação da população atendida, fazendo desaparecer as reclamações de falta de água. Na área de esgotos, foi realizada limpeza geral no entorno das lagoas de decantação do conjunto e instadados três aeradores – o quarto entrará em funcionamento nos próximos dias -, o que eliminou o odor desagradável que incomodava os moradores das redondezas.
No rol de realizações figuram também perfuração e reativação de poços, construção de reservatórios, hidrometração, mutirões da tarifa social, reuniões e distribuição de material educativo e institucional para conscientização sobre o uso racional da água e utilização das instalações domiciliares de esgoto, bem como visitas para verificação das condições socioeconômicas de moradores, com vistas a anistia de débitos e cadastramento na tarifa social.
Após o balanço de realizações, feito pela assistente social Vivianne Barbosa, pelo assessor técnico-operacional Jorge Briseno, pela gerente da Unidade de Negócio Benedito Bentes, Maria Aparecida, e pelo gerente de manutenção eletromecânica, Carlos Batista, foi franqueada a palavra aos representantes comunitários, que enalteceram a Casal pelas benfeitorias e fizeram sugestões de melhorias, que foram acatadas. Todos os questionamentos foram respondidos pelo diretor Pedro Gilberto, que agradeceu a todos pela participação nas reuniões promovidas pela empresa e solicitou a colaboração no sentido de ajudar as equipes da Casal, tanto da área operacional quanto comercial e de recursos humanos, a realizar o trabalho de ampliação, melhoria, manutenção e fiscalização desenvolvido pela Companhia.
A reunião de prestação de contas foi realizada na Estação de Tratamento de Água (ETA) do Sistema Pratagy, no conjunto Benedito Bentes II.