
Reduzir perdas de água é maneira racional de a Casal ganhar dinheiro, diz assessor da VGO
A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) realizou, nesta terça-feira (27), uma palestra a respeito das ações desenvolvidas pela empresa para reduzir e controlar perdas de água. A apresentação foi ministrada, das 9h às 11h30, no auditório da UN Farol, para representantes da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa).
Quem introduziu a palestra foi o engenheiro Antônio Fernando, da Gedop. Ele frisou que “a Cosanpa caminha para a implementação de obras focadas na redução de perdas e, por conta disso, será oportuno para vocês analisar a experiência da Casal”. O gerente destacou ainda que “a Companhia Alagoana iniciou, no fim de 2009, investimentos em obras e ações com este foco: diminuir o volume de água desperdiçado”.
A seguir, Moises Vieira, a frente da Assessoria de Negócio da VGO, conduziu a apresentação propriamente dita. Ele citou os problemas enfrentados pela Casal em meados de 2010 e as medidas que a empresa tomaria, em parceria com a Sabesp, com o intuito de reduzir os prejuízos e otimizar o abastecimento.
“Percebemos que a Casal vinha investindo muito em faturar 1m³ em cada cliente, mas pouco investíamos em deixar de perder 6 milhões de m³ de água. Foi questão de perceber que uma boa forma de ganhar dinheiro é deixar de perder” — declarou.
Vieira também chamou a atenção para outros objetivos da Casal: otimizar a distribuição de água das primeiras áreas selecionadas pelo programa (Bacia da Pajuçara e Benedito Bentes), aquisição de hidrômetros e otimização da medição do volume.