Skip to content
  • Home
  • Notícias
  • Casal vai consumir energia solar produzida em duas miniusinas do litoral Sul

Casal vai consumir energia solar produzida em duas miniusinas do litoral Sul

Casal vai consumir energia solar produzida em duas miniusinas do litoral Sul

7 de julho de 2021

Compartilhe:

Marcos Miranda (camisa azul) apresenta projeto aos técnicos da Casal

Técnicos da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) conheceram, nessa terça-feira (6), os canteiros de obras das miniusinas fotovoltáicas que estão sendo construídas no Estado, uma no Sítio Camorim das Moças, em Coruripe, e a outra no Povoado Peixoto, em Penedo.

Cada unidade está instalada numa área territorial de cinquenta mil metros quadrados numa região escolhida por apresentar mais proximidade com a melhor luminosidade em Alagoas. Além de equipamentos de última geração, cada estrutura dispõe de oito mil placas (células) fotovoltáicas que captam a luz solar e transformam em energia elétrica.

Quando estiverem prontas, as duas miniusinas vão fornecer 5 Mega Watts de energia a ser compensada nas contas de baixa tensão da Casal durante 20 anos, conforme contrato de locação já assinado, tendo como modelo de contratação “on gride” com a concessionária Equatorial Alagoas. Ou seja, a Companhia continua na rede da Equatorial, mas terá o desconto em virtude da energia contratada dessas usinas e que será jogada na rede da Equatorial.

O crédito será para todas as contas da Casal ligadas em rede de “baixa tensão”, como, por exemplo, escritórios (prédios próprios), estações elevatórias de água e de esgoto que estejam ligadas a redes de baixa tensão. Isso vai gerar, para a Companhia, 15% de economia mínima (podendo aumentar) em todas as contas de baixa tensão.

Durante a visita dos profissionais da Casal, o dono da empresa Central Energética de Alagoas (Cesol), Marcos Miranda, responsável pelas miniusinas, discorreu sobre as estruturas e previu que as duas unidades devem ser inauguradas no final do mês de agosto próximo.

Na ocasião estiverem presentes o vice-presidente Corporativo (VPC), Victor Vigolvino, o superintendente Técnico (Sutec), Thales Cabral, e o gerente de Eficiência Energética (Gefen), Mauro Azevedo, todos da Casal.

Para Victor Vigolvino, a instalação das usinas chega em boa hora para a Companhia. “É um marco de modernização para a Casal, que visa mais eficiência, sustentabilidade e redução de custos energéticos de baixa tensão. Além disso, colabora com o meio ambiente”, ressaltou.

Já para Marcos Miranda, as usinas vão representar um ganho na economia da Casal e de Alagoas. “Fico feliz em saber que um projeto dessa magnitude é pioneiro em Alagoas. Além do mais, sei que a Companhia vai ter uma redução de 15% no custo direto com energia”, destacou.

Confira abaixo um vídeo sobre a construção das duas usinas de energia solar situadas em Coruripe e em Penedo. Crédito: Equipe Cesol

Conteúdos Relacionados