Skip to content
  • Home
  • Notícias
  • Com nova Estação de Tratamento de Esgoto, Governo dobra cobertura em Maceió

Com nova Estação de Tratamento de Esgoto, Governo dobra cobertura em Maceió

Com nova Estação de Tratamento de Esgoto, Governo dobra cobertura em Maceió

30 de junho de 2022

Compartilhe:

Com a entrada em funcionamento desse novo sistema, Maceió vai atingir a marca de 70% da população com acesso a coleta e tratamento de esgoto. Fotos: Victor Martiniano

O Governo do Estado inaugurou, nesta quinta-feira (30), a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Caçadores, em uma área por trás do Eixo Quartel, no Farol. O empreendimento chega para beneficiar cerca de 120 mil pessoas dos bairros Farol, Gruta de Lourdes, Pitanguinha, Canaã, Jardim Petrópolis e Santo Amaro.

A ETE foi construída por meio de um Contrato de Locação de Ativos entre a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e o consórcio Sanema, liderado pela Conasa Infraestrutura, e faz parte de um sistema de esgotamento sanitário que está recebendo investimentos de cerca de R$ 185 milhões.

“Esse sistema, do qual a Estação de Tratamento faz parte, é algo histórico para Maceió e fruto de um esforço coletivo. Temos que destacar que, nessa gestão, ao longo desses oito anos, o Governo do Estado está investindo apenas em Maceió cerca de R$ 500 milhões em esgotamento sanitário. O valor é cinco vezes maior do que o que foi investido no setor nos 30 anos anteriores”, pontuou o presidente da Casal, Luiz Neto, em discurso na solenidade de inauguração.

“Com mais essa estação, além da que já temos em operação no Benedito Bentes, Maceió vai ter 70% da população atendida com tratamento de esgoto. E vale salientar que as duas operam com o que há de mais moderno em tecnologia nessa área. Estamos colocando em prática uma solução definitiva que vai inclusive contribuir para melhoria da qualidade do Vale do Reginaldo”, emendou o presidente da Casal.

Representando o governador Paulo Dantas, a secretária de Estado da Infraestrutura, Gevan Tenório, reforçou a contribuição do esgotamento sanitário para o equilíbrio ambiental, a importância dos profissionais de engenharia nesse processo e o papel das mulheres nessa profissão e no serviço público.

Também na solenidade, o presidente do grupo Conasa, Mário Marcondis, chamou atenção para a grandiosidade da obra além da ETE, ou seja, das outras estruturas que fazem parte do sistema de esgotamento sanitário.

“São mais de 80 quilômetros de redes coletoras e 18 estações elevatórias. Esse tipo de investimento melhora e por isso muda a vida das pessoas” salientou Mário Marcondis.

A ETE Caçadores já está em operação e recebe o esgoto de alguns dos bairros atendidos. Ela será operada pela BRK Ambiental. A unidade tem capacidade para tratar 238 litros de efluente por segundo.

Com a entrada em funcionamento desse novo sistema, Maceió vai atingir a marca de 70% da população com acesso a coleta e tratamento de esgoto. Em 2019, foi inaugurada a ETE Benedito Bentes, por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre Casal e Sanama, que beneficia cerca de 200 mil pessoas da parte alta da capital.

Conteúdos Relacionados