A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) realizou, nessa quarta-feira (8), por meio da sua Gerência do Controle de Qualidade do Produto (Geqpro), uma doação de diversos reagentes químicos ao Instituto de Química e Biotecnologia (IQB) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Essas substâncias, que já não atendiam aos rigorosos padrões de precisão da empresa, encontrarão um novo propósito nas mãos dos estudantes e professores da instituição.
De acordo com o superintendente de Meio Ambiente e Qualidade do Produto (Sumaq), Júlio César, o uso desses materiais serão supervisionados pelos docentes em total conformidade com as normas de segurança, proporcionando uma experiência prática e enriquecedora para os alunos.
Julio Balbino, engenheiro químico e gerente da Geqpro, mencionou a importância dessa iniciativa para fortalecer os laços entre as duas instituições. “Observei que além dos benefícios acadêmicos, a empresa também colhe frutos ao evitar despesas com o descarte por meio de empresas especializadas”, ressaltou.
O professor e diretor do IQB, Thiago Aquino, expressou sua gratidão pela generosidade da Casal, destacando que “esses componentes serão peças-chaves nas aulas experimentais em diversos cursos de graduação da Ufal”.
A colaboração realizada não apenas enriquece o ambiente acadêmico, como também destaca o compromisso da Casal com a sustentabilidade e a promoção da educação científica. Uma parceria que floresce para o bem de ambas as entidades e da comunidade em geral.