19 de maio de 2024 13:15

Chuvas, falta de energia e problema mecânico prejudicam abastecimento de água em 5 municípios da Zona da Mata

Água bruta dos mananciais apresentou alto teor de turbidez, o que compromete o processo de tratamento; nos casos de faltas de energia, Equatorial foi acionada

Cinco municípios da Zona da Mata de Alagoas estão com o abastecimento de água comprometido, neste domingo (19), em decorrência das chuvas das últimas horas,  faltas de energia e problemas mecânicos.

Os mananciais afetados pelas chuvas cuja água bruta apresentou alto teor de turbidez, o que compromete o processo de tratamento e, por isso, exigiram suspensão temporária da captação, ficam nas seguintes localidades: Ibateguara (Sistema Severo) e Passo de Camaragibe.

Em todos esses casos, profissionais da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) seguem monitorando a qualidade da água e, tão logo for possível e adequado dentro dos padrões técnicos, a captação será retomada com segurança, de modo a garantir a qualidade da água ofertada.

Já a captação de água bruta do sistema Anadia/Maribondo, que atende as duas cidades, está paralisada em decorrência de falta de energia. A Casal já acionou a Equatorial, responsável pela rede elétrica, e aguarda a normalização do serviço para que possa reativar o sistema produtor de água.

Em Porto de Pedras, Sistema Tatuamunha, o abastecimento está suspenso devido ao problema mecânico na captação de água bruta. Técnicos da Companhia trabalham na manutenção emergencial do equipamento para que a atividade seja retomada ainda hoje.

Em todas essas cidades, depois de tratada pela Casal, a água é repassada à concessionária Verde Alagoas, que faz a distribuição aos moradores.

19 de maio de 2024 13:15