17 de maio de 2024 10:42

Sistema Coletivo do Agreste passa por manutenção programada nos dias 28 e 29

Trabalhos vão garantir a continuidade do abastecimento de oito municípios da região

A Agreste Saneamento, empresa que trabalha em parceria público-privada com a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), informou que vai paralisar, na terça (28) e na quarta-feira (29), as atividades do Sistema Coletivo do Agreste para a condução de trabalhos de manutenção programada. Essas atividades são importantes para garantir a continuidade operacional do sistema e do abastecimento de água.

Entre os trabalhos previstos estão o jateamento superficial e a limpeza de calhas dos decantadores, além de ações de verificação e prevenção em conjuntos motobomba e bancos capacitores nas duas estações de tratamento de água (ETA) que compõem o sistema. As equipes da empresa também conduzirão reparos na adutora, consertos de vazamento em ventosas e testes no equipamento de soft start e no braço eletrônico da estação elevatória 02.

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) efetuará, durante a paralisação do Sistema Coletivo do Agreste, a migração para o mercado livre de energia das subestações do Morro do Gaia, do Centro de Reservação e Distribuição (CRD1) 01. Esse procedimento também será realizado na estação de captação e no booster do Sistema Adutor do Agreste. Essa alteração reduzirá os custos da Casal com eletricidade.

Por conta da paralisação das atividades do Sistema Coletivo do Agreste, o fornecimento de água para os seguintes municípios ficará deficitário: Campo Grande, Coité do Nóia, Feira Grande, Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa, Olho d’Água Grande e São Brás. Também os bairros da parte baixa de Arapiraca apresentarão irregularidade no serviço.

Com o fim dos trabalhos, previsto para a quarta-feira (29), o fornecimento de água será retomado, regularizando-se paulatinamente.

17 de maio de 2024 10:42