5 de junho de 2024 11:22

Bacia Leiteira: Governo entrega reforço no abastecimento que beneficia 200 mil pessoas

Sistema coletivo ganhou aumento de vazão com instalação de dois novos conjuntos motobombas

Governador Paulo Dantas, prefeito de Pão de Açúcar, Jorge Dantas, e diretores da Casal descerram a placa de inauguração do reforço no abastecimento da Bacia Leiteira

Dezenove municípios que integram o Sistema Coletivo da Bacia Leiteira (SCBL) ganharam um significativo reforço no abastecimento. É que nessa terça-feira (4), o Governo do Estado, por meio da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), inaugurou a instalação de dois novos conjuntos motobombas, que garantirão o pleno funcionamento da estação de captação de água localizada às margens do rio São Francisco, em Pão de Açúcar.

Os novos equipamentos foram fabricados pela empresa Sulzer, em São Paulo, e adquiridos por mais de R$ 10 milhões, com recursos do Estado e da própria Companhia, que contou também com a parceria da concessionária Águas do Sertão. O incremento faz parte do Programa Mais Água Alagoas, que tem como principal objetivo ampliar o abastecimento para todos os 102 municípios do estado.
A estação passou a operar agora com quatro bombas, sendo duas titulares e duas reservas, com aumento na vazão e continuidade no envio da água, que segue através de cerca de 30km de adutora até o reservatório-pulmão, situado em Olho d’Água das Flores, de onde é feita a distribuição. De lá, o sistema garante abastecimento para mais de 200 mil habitantes da região.
O SCBL fornece água para Cacimbinhas, Carneiros, Dois Riachos, Jaramataia, Maravilha, Monteirópolis, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Pão de Açúcar, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, São José da Tapera e Senador Rui Palmeira, que têm como distribuidora a Águas do Sertão. Jacaré dos Homens, Batalha, Major Izidoro e Olho D’água das Flores, além de parte da zona rural de Belo Monte, também recebem água do mesmo sistema, porém, nesses locais a distribuição continua sendo feita diretamente pela Casal.

Governador Paulo Dantas e outras autoridades visitam a casa de bombas da estação de captação de água em Pão de Açúcar

A solenidade de inauguração ocorreu na área da estação de captação e contou com as presenças do governador de Alagoas, Paulo Dantas, do prefeito de Pão de Açúcar, Jorge Dantas, da diretoria da Casal, do diretor-presidente da Águas do Sertão, Antônio Hércules, além de outras autoridades.

Paulo Dantas destaca o compromisso do governo em garantir abastecimento de água para os alagoanos

Para Paulo Dantas, a aquisição desses novos equipamentos faz parte do compromisso do Governo em levar água para todos os alagoanos. “Estaremos sempre empenhados em busca da universalização do saneamento. Para isso, criamos o Programa Mais Água Alagoas, que visa garantir abastecimento para todas as regiões do estado”, destacou.

Luiz Neto, presidente da Casal, disse que a expectativa é de que as novas bombas garantam segurança hídrica e operacional para os 19 municípios que são atendidos pelo sistema. “Acreditamos que a partir de agora a nossa estrutura vai operar com mais eficácia para todas as cidades, principalmente as que ficam em ponta de rede, como Cacimbinhas e Ouro Branco”, reforçou.
Laura Petri, vice-presidente Operacional da Casal, também afirma que as novas motobombas vão dar maior tranquilidade ao sistema da Bacia Leiteira. “Estamos atendendo a um pedido do governador Paulo Dantas em reforçar o abastecimento da Bacia Leiteira, e todas as regiões de Alagoas. A Companhia seguirá firme com o compromisso de levar água para todos e, agora, também, através do Canal do Sertão”, salientou.

5 de junho de 2024 11:22