24 de julho de 2024 13:21

Casal faz visita técnica à Cogerh do Ceará visando melhorias para o Canal do Sertão

Missão teve como objetivo conhecer o “Eixão das Águas” e trocar experiências sobre gestão de empreendimentos hídricos

O presidente Luiz Neto e a vice-presidente Operacional Laura Petri, da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), realizaram uma visita técnica à sede da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), nessa terça-feira (23), localizada em Fortaleza, no Ceará.

O encontro também teve como objetivo conhecer o Canal Eixão das Águas e trocar experiências sobre o funcionamento das manutenções, operações e modelagem tarifária, visando melhorias para o desenvolvimento do Canal do Sertão Alagoano.

Segundo Luiz Neto, esse bate-papo entre gestores de duas obras hídricas essenciais foi muito relevante. “Executar visitas como essa visa ampliar o conhecimento da Companhia e o dos demais colaboradores da Casal para a boa utilização dos recursos no que tange ao modo operacional do Canal do Sertão”, ressaltou.

Para Laura Petri, o momento foi muito importante para apoiar nos preparativos da transição do Canal para a Casal. “O encontro me permitiu sanar dúvidas e continuar a desenvolver um planejamento adequado para realizar a melhor gestão possível”, complementou.

O Eixão das Águas é um conjunto de obras hídricas que efetua a transposição das águas do Açude Castanhão para a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), reforçando o abastecimento, numa extensão de 255km, incluindo o Complexo Industrial e Portuário Pecém. Além disso, essa construção beneficia uma população de aproximadamente quatro milhões de habitantes.

Atualmente, a Casal é responsável, em parceria com a Secretaria de Estado de Governo (Segov), pela gestão da maior obra de infraestrutura hídrica em Alagoas, o Canal do Sertão.  Esse empreendimento tem transformado a vida das famílias, ao longo dos seus 123 quilômetros, que agora conseguem expandir a produção agrícola e criar animais, graças à chegada de água em suas terras.

Na visita à Cogerh, no Ceará, o superintendente do Canal do Sertão da Casal, Raniel Gomes, e os assessores da Vice-presidência Operacional (VPO), Renato Paes e Carlos Lyra, também estiveram presentes.

24 de julho de 2024 13:21