1 de agosto de 2024 11:46

Casal apoia a campanha “Agosto Lilás” no combate à violência contra mulher

Companhia ressalta importância da conscientização e do direito feminino

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) adere, no mês de agosto, à campanha “Agosto Lilás”, que tem como objetivo o combate à violência contra a mulher, uma realidade presente no país. Essa iniciativa busca propagar a Lei Maria da Penha por meio da sensibilização e da conscientização, ao mesmo tempo em que indica os serviços qualificados para efetuar denúncias e atender mulheres em situações de perigo.

A Lei Nº 11.340, conhecida popularmente como Lei Maria da Penha, foi aprovada no dia 7 de agosto de 2006. Atualmente, ela completa 18 anos. A nomenclatura carrega a força da Maria da Penha que, casada durante 23 anos e sendo vítima de diversos crimes ocasionados pelo ex-marido, sobreviveu a duas tentativas de homicídio.

A violência contra a mulher não é apenas física, mas também psicológica, sexual, moral e patrimonial. Procurar ajuda quando a necessitar é fundamental, por isso a Casal listou alguns canais para efetuar as denúncias de abusos:

Central de Atendimento à Mulher: Ligue 180.  O serviço do Governo Federal funciona 24h, todos os dias, onde são prestadas informações, orientações e feitas denúncias (que podem ser anônimas). Para adicionar o Ligue 180 no WhatsApp, mande uma mensagem para o número (61) 9610-0180.

Ligue 190 em situações de urgência e emergência. Todas as unidades da Polícia Militar e as Delegacias de Polícia Civil do Estado estão aptas a receber/orientar mulheres em situação de violência.

No site da Polícia Civil também é possível realizar denúncias. Acesse: www.pc.al.gov.br, na Delegacia Virtual.

A Defensoria Pública e o Ministério Público de Alagoas também podem orientar quanto a questões jurídicas, receber denúncias, dar informações e orientações às mulheres em situação de violência.

Combater o feminicídio é o dever de todos e a Companhia demonstra o seu total apoio à causa. Quebre o silêncio, denuncie!

 

1 de agosto de 2024 11:46