26 de agosto de 2024 18:00

Casal capacita operadores em 43 estações de tratamento de água

Objetivo é manter corpo técnico qualificado e água sempre dentro dos melhores padrões de qualidade

Treinamento reúne operadores, supervisores e gerentes e qualifica serviços da Casal

Oferecer água tratada de qualidade a aproximadamente dois milhões de alagoanos em 77 cidades, tanto diretamente quanto por meio das concessionárias privadas que fazem a distribuição, é uma das missões da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal). Para isso, a empresa investe em infraestrutura e também na qualificação de seus profissionais.

Uma dessas iniciativas está em andamento, por meio da Vice-presidência Operacional (VPO), e vai chegar a 43 estações de tratamento de água (ETAs): é a capacitação dos operadores, supervisores de produção, coordenadores e gerentes, profissionais que lidam diariamente com o processo de tratamento e são responsáveis por atender às exigências legais que regem o setor.

Até agora, a capacitação já ocorreu em 10 ETAs situadas em todas as regiões do estado. A previsão é finalizar o trabalho nas 43 até o final de setembro, contemplando todos os operadores da Companhia.

Vice-presidente Operacional da Casal, Laura Petri explicou que, inicialmente, foi identificada a necessidade de uma reciclagem dos operadores quanto à melhor gestão dos produtos químicos. “Percebemos que seria necessária a mesma metodologia para todos, para que fizessem o uso consciente e sustentável desses recursos e de forma padronizada”, pontuou.

Ao todo, treinamento será oferecido em 43 estações da Companhia, contemplando todos os operadores

A partir de então, a Casal proporcionou uma consultoria com a especialista Ângela Di Bernardo, a qual realizou treinamento com o corpo técnico da Superintendência Técnica (Sutec), da Gerência de Desenvolvimento Operacional (Gedop) e das Supervisões de Tratamento de Água.

O objetivo foi capacitar alguns funcionários e, a partir deles, realizar a multiplicação do treinamento específico para os operadores, com foco em avaliar o consumo de produtos químicos e acompanhar o tratamento como um todo para ter mais assertividade nas dosagens e nos processos de cada estação de tratamento.

De acordo com Débora Cristina de Lima, que integra a Gerência de Desenvolvimento Operacional (Gedop) da Companhia e é uma das responsáveis pelos treinamentos, um dos resultados será uniformizar o conhecimento dos operadores, para que todos saibam o que estão fazendo e porque estão fazendo, bem como tenham conhecimento da portaria que regulamenta o processo de tratamento.

Segundo ela, os operadores são capacitados sobre as fases do tratamento, as dosagens adequadas dos produtos químicos aplicados durante o processo, como devem ser feitos os acompanhamentos de cada etapa do tratamento: a coagulação, a floculação, a decantação, a filtração e a lavagem de filtros, para que se tenha sempre uma água em nível excelente.

“Também orientamos sobre como agir em casos de chuvas que afetam a qualidade da água bruta nos mananciais, bem como em outras situações adversas, para que assim a Companhia mantenha sempre o mesmo padrão de qualidade da água a ser disponibilizada à população, atendendo aos normativos da portaria”, acrescentou Débora Cristina de Lima.

A vice-presidente Operacional, Laura Petri, enfatizou que o corpo gestor da Companhia está muito feliz com a iniciativa e salientou que os operadores também estão muito contentes com o treinamento e a oportunidade de qualificação.

Capacitações contam com apoio da VPO, Gedop e Sutec e ocorrem em todas as regiões do estado

As referências que regulam o setor estão contidas na Portaria Nº 888, publicada pelo Ministério da Saúde em 7 de maio de 2021, a qual define os padrões de potabilidade de água para consumo humano.

Conforme estabelecido pela Casal, cada supervisor de Tratamento ministra a capacitação aos operadores das ETAs situadas em suas áreas de atuação, contando sempre com o acompanhamento da Gedop, da Sutec e da VPO.

Os profissionais designados para ministrar os treinamentos são: Débora Cristina de Lima Silva Correia (Gedop); Ana Maria Edívia Santos (Supetr 1); Elkisson Alves (Supetr 2); Carlos Melo (Supetr 3); Waldjer Dantas Melo (Supetr 4); Tácito Marques Castelo Branco (Supetr 5); Ana Karolina Teixeira Lima Gomes (Supetr 6).

Quantos aos participantes, não é necessário fazer nenhuma inscrição prévia. As ações serão realizadas em cada ETA conforme os cronogramas a seguir em cada região:

26 de agosto de 2024 18:00