30 de agosto de 2024 09:56

Casal participa de simpósio luso-brasileiro no Recife e debate o cenário atual do Marco Legal do Saneamento

Presidente da Companhia integra painel com líderes e especialistas do setor

Presidente Luiz Neto representou a Casal no evento, em Recife (PE)

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) marcou presença, nesta quinta-feira (29), no 21º Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (Silubesa), realizado em Recife, Pernambuco. O evento, que tem como tema central “Água é Nosso Futuro”, reuniu especialistas para discutir os desafios e as oportunidades para a gestão da água no Brasil e em Portugal, com foco nas mudanças climáticas, urbanização e crescente demanda por recursos hídricos.

O presidente da Casal, Luiz Neto, representou a Companhia no painel 4, intitulado “Cenário Atual do Saneamento Frente ao Marco Legal do Saneamento”. Durante sua participação, ele destacou a importância das parcerias entre o setor público e a iniciativa privada, os principais investimentos no setor e a busca pela universalização dos serviços de água e esgoto, tanto no Brasil quanto em Alagoas.

O painel, realizado em formato de talk show, contou com a moderação de Álvaro José Menezes, secretário-geral adjunto da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES). Também participaram como palestrantes Luciana Capanema, do Departamento de Estruturação de Projetos de Saneamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e André Macedo Facó, diretor-presidente da Ambiental Ceará, que compartilharam suas visões e experiências sobre o tema.

Para Luiz Neto, a participação da Casal e do Governo de Alagoas no simpósio foi uma oportunidade para destacar o pioneirismo do estado no cenário do saneamento. “A ABES é uma instituição de grande respeito no Brasil. Participar de um evento internacional como o 21º Silubesa é uma oportunidade valiosa para a Casal discutir modelos eficientes, desafios, benefícios da regionalização e o fortalecimento da empresa pública como prestadora de serviços. Este painel foi fundamental para compartilhar cases de sucesso e reafirmar o vanguardismo de Alagoas, especialmente da Casal, no arranjo do saneamento estadual”, afirmou.

Luciana Capanema, do Departamento de Estruturação de Projetos de Saneamento do BNDES, também destacou a qualidade do evento promovido pela ABES para discussões sobre saneamento. “Estar neste evento e participar do painel ao lado da Casal, que é uma parceira de longa data do BNDES, é muito gratificante. A Casal nos apoiou no projeto pioneiro de estruturação desse ciclo virtuoso de saneamento em Alagoas, e o estado está colhendo bons resultados dessa parceria público-privada, levando água, saneamento e qualidade de vida para a população. Foi uma honra dividir o painel com o Neto, o André e o Álvaro, que são profissionais com vasta experiência no setor, e discutir os caminhos para alcançarmos a tão desejada universalização dos serviços”, ressaltou.

Álvaro José Menezes, secretário-geral adjunto da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), enfatizou o compromisso da ABES em promover discussões relevantes no cenário nacional. “O novo marco legal, que reforça o de 2007, tem se mostrado desafiador, mas já nos oferece exemplos concretos. No Silubesa, buscamos justamente discutir essa realidade, apresentar exemplos práticos, como o caso de Alagoas, que se tornou o principal laboratório de saneamento do país. Começamos com o primeiro contrato na região metropolitana, depois avançamos com mais dois, e o processo segue em constante aperfeiçoamento. Nosso objetivo foi reunir o BNDES, grande coordenador dos principais projetos, a AEGEA como operadora com vasta experiência e a Casal, uma operadora pública que, nos últimos quatro anos, tem mostrado resultados significativos após os leilões”, conclui.

Sobre o Silubesa

O Silubesa 2024 é uma realização conjunta entre a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), a Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH) e a Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB). Além do evento presencial, as discussões também são transmitidas por meio de uma plataforma digital exclusiva, reunindo especialistas do Brasil e Portugal para debater os desafios e soluções para a gestão da água em tempos de mudanças climáticas.

30 de agosto de 2024 09:56