31 de agosto de 2024 11:44

Governo e Casal inauguram sistema de abastecimento de água em Estrela de Alagoas

Com investimento de R$ 1,7 milhão, obras fazem parte do programa Mais Água Alagoas e beneficiam os moradores do povoado Ipueiras

O Programa Mais Água Alagoas expande a universalização de serviços que garantem direito à água potável e acesso à rede de esgotamento sanitário no estado. Como parte dessa meta, o Governo do Estado e a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) inauguraram, nessa sexta-feira (30), o sistema de abastecimento no povoado Ipueiras, em Estrela de Alagoas.

O governador Paulo Dantas, o secretário de Governo, Vitor Pereira, o presidente da Casal, Luiz Neto, e diretores da Casal descerram a placa de inauguração do Sistema de Abastecimento do Povoado Ipueiras, em Estrela de Alagoas. Foto: Ascom Casal.

Cerca de mil pessoas serão beneficiadas com a obra orçada em R$ 1,7 milhão. A solenidade contou com a presença do secretário de Estado de Governo, Vitor Pereira; e do presidente da Casal, Luiz Neto.

O governador Paulo Dantas destacou que a situação histórica de falta de água na região não se repetirá mais. “A partir desta sexta-feira, os moradores de Ipueiras terão acesso a água tratada, com qualidade garantida e em quantidade suficiente. Além disso, não precisarão mais depender de caminhão-pipa para suprir suas necessidades. Os trezentos reais que antes eram gastos em um caminhão-pipa poderão ser direcionados para outras necessidades da população”, afirmou.

Na oportunidade, Vitor Pereira mencionou que Alagoas tem se destacado entre todas as unidades federativas do país como o estado que, proporcionalmente, mais investiu em água e saneamento. “O programa Mais Água Alagoas faz investimentos em todo o estado, abrangendo o Sertão, o Litoral Norte e o Litoral Sul. Nossa meta é universalizar o acesso à água e ao esgoto em toda Alagoas. Com esses investimentos, estamos gerando mais empregos, melhorando a qualidade de vida e aumentando a renda dos alagoanos. Vamos manter esse ritmo, investindo em setores como água, rodovias, habitação e outros programas sociais, contribuindo para a redução das desigualdades sociais e impulsionando o crescimento econômico”, ressaltou.

Luiz Neto afirmou que a Casal tem sido uma parceira fundamental do Governo do Estado na implementação de políticas públicas, que visam universalizar a infraestrutura hídrica em todo o estado. “A Casal tem atuado como um braço operacional do programa Mais Água Alagoas, coordenado por Vitor Pereira, da Segov. Esse programa é uma das prioridades da gestão do governador Paulo Dantas, e tem como objetivo transformar a realidade dos alagoanos que ainda sofrem com a falta de água de qualidade”, destacou o presidente da Companhia.

Sistema

A nova rede de abastecimento entregue em Ipueiras captará água bruta da barragem do Bálsamo, que será direcionada para a estação de tratamento localizada em Estrela de Alagoas. Após o tratamento, a água será conduzida ao reservatório-pulmão, com capacidade de 150 mil litros, de onde será bombeada até os reservatórios elevados.

A partir desses reservatórios, a água tratada será distribuída, por gravidade, diretamente às residências do povoado, que anteriormente dependiam do abastecimento por caminhões-pipa.

O sistema inclui a implantação de adutoras em PVC, com 75 milímetros de diâmetro, ao longo de 6.354 metros. Além disso, uma estrutura em concreto armado de 10 metros de altura foi construída para suportar dois reservatórios elevados, com capacidade de 25 mil litros cada, na região de Lagoa do Mato.

Complementando o projeto, foram realizadas a recuperação do reservatório-pulmão existente, a construção de uma casa de bombas, a instalação de dois novos conjuntos motobombas, um quadro de comando elétrico e a pintura de toda a estrutura situada no centro da cidade.

A cerimônia de inauguração contou com a presença dos diretores da Casal: Laura Petri, vice-presidente Operacional; Marcos Fred, vice-presidente de Engenharia; e Diego Gaia, vice-presidente Corporativo. Também estiveram presentes autoridades locais, como o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e prefeito de Cacimbinhas, Hugo Wanderley, e o prefeito de Palmeira dos Índios, Julio Cezar.

31 de agosto de 2024 11:44