Quarenta e cinco estudantes da Escola Estadual Professora Claudizete Lima Eleutério, situada na região do Eustáquio Gomes, em Maceió, tiveram a oportunidade de visitar a Área de Proteção Ambiental (APA) Catolé, onde fica um açude utilizado pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) para abastecer uma parte da população da capital.
Na oportunidade, na manhã nesta quinta-feira (31), os alunos puderam conhecer o açude, fizeram uma trilha pela mata para conhecer nascentes que abastecem o açude e receberam de técnicos da Casal explicações sobre como ocorrem a captação e o tratamento da água, que posteriormente é repassada para uma concessionária privada fazer a distribuição aos moradores, e qual a importância da Companhia na sociedade.
Eles também foram informados sobre alguns aspectos do tema sustentabilidade ambiental, mudanças climáticas e uso consciente da água, que é um recurso finito. O bate-papo e a visita contaram com o apoio da equipe do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), por meio do sargento Anderson e da cabo Martha.
Pela Casal, a iniciativa foi coordenada pela Superintendência de Meio Ambiente e Qualidade do Produto (Sumaq), representada pela supervisora de Sustentabilidade, Daniela Pereira. Já pela Escola Estadual Professora Claudizete Lima Eleutério a medida teve à frente a professora de Biologia, Keyla Juliana Santos Bertolino Café, além do apoio do gestor geral, Marcos Roberto dos Santos, e da gestora-adjunta, Arisolúsia Castro dos Santos.