“Um Toque de Cuidado”: Casal apoia campanha em alusão ao Outubro Rosa
Detecção precoce e autocuidado são fundamentais para mitigar o câncer de mama e do colo de útero
A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) apoia, anualmente, a campanha alusiva ao Outubro Rosa, que tem como foco a disseminação de informações relacionadas à prevenção do câncer de mama e de colo de útero. Dessa vez não foi diferente, a Casal realizou uma ação, no dia 1º de outubro, em Maceió, com o tema “Um Toque de Cuidado”, em mais uma edição do bate-papo “Entre Elas”.
O encontro teve como objetivo alertar as colaboradoras sobre a importância do autoexame e da detecção precoce. Durante o momento, Cerca de 40 mulheres prestigiaram a palestra realizada pela mastologista Mônica Pimentel, que é membro da Sociedade Brasileira de Mastologia e Especialista em Reconstrução Mamária.
Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de mama e do colo de útero são os mais comuns entre as mulheres brasileiras, tendo o primeiro 73 mil novos casos por ano e o segundo 17 mil. No entanto, com o desenvolvimento da medicina, existem prevenções e tratamentos adequados para eles.
Como o autocuidado com a saúde é fundamental para a manutenção da vida, a mamografia de rotina é indispensável para mulheres de 50 a 69 anos. Além disso, consumir alimentos saudáveis e praticar atividades físicas podem reduzir o risco de contrair o câncer de mama.
Atente-se aos sinais e sintomas suspeitos do câncer de mama:
- caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor;
- pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos;
- Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).
No caso do câncer do colo de útero, a prevenção ocorre por meio do exame citopatológico, recomendado para mulheres de 25 a 64 anos, a cada 3 anos, e da vacina HPV que deve ser aplicada nas meninas de 9 a 14 anos.
O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure durante a primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York. O símbolo do laço rosa foi distribuído nesse evento e fez sucesso, se popularizando em diversas campanhas até a atualidade.