Skip to content
  • Home
  • Notícias
  • Programa Jovem Aprendiz da Casal transforma vidas de estudantes de baixa renda

Programa Jovem Aprendiz da Casal transforma vidas de estudantes de baixa renda

Programa Jovem Aprendiz da Casal transforma vidas de estudantes de baixa renda

20 de fevereiro de 2025

Compartilhe:

Ryana e Carmem veem na oportunidade um caminho promissor no mercado de trabalho

Tia e sobrinha realizam juntas o sonho de conseguir o primeiro emprego. Foto: Luanna Alves

Em um país onde as desigualdades sociais ainda impõem desafios diários a milhões de jovens, iniciativas como o Programa Jovem Aprendiz, da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), demonstram que apoio e oportunidades podem transformar realidades. Foi por meio desse programa que Ryana Vitória e sua tia Carmen Gabriela, ambas de 15 anos e estudantes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), conquistaram seus primeiros empregos e agora atuam na diretoria da Presidência e no setor Jurídico da empresa, respectivamente.

De acordo com as jovens, a oportunidade surgiu quando um familiar informou sobre o processo seletivo aberto pela Casal. A notícia de que foram selecionadas, no entanto, foi recebida com uma mistura de emoções. “Eu achei muito assustador porque eu não estava tão preparada para sair da minha zona de conforto”, admitiu Ryana. Já Carmen comentou: “Quando eu soube que tínhamos conseguido fiquei muito feliz”

Carmen Gabriela Belo trabalha como arquivista no setor jurídico da Casal. Foto: Luanna Alves

Ryana sempre sonhou em conquistar uma vida melhor para si e para os seus familiares, “Meu sonho sempre foi ajudar minha mãe a mudar de vida, sair da periferia”, relembrou. Já Carmen Gabriela, que sempre manteve contato próximo com a sobrinha, compartilhava do mesmo desejo: “quero construir um futuro melhor para as pessoas próximas a mim”, afirmou. 

Ambas destacam o acolhimento que receberam na Casal e no Senai, onde realizaram parte da formação em áreas como gestão, logística, contabilidade básica, arquivo, estoque e marketing, com duração de seis meses de curso. “As pessoas são muito acolhedoras e respeitosas”, elogiou Ryana em relação à Companhia. Carmen complementou: “vivemos tempos incríveis lá no Senai e estamos passando por essa experiência aqui na Casal também”. 

Ryana Vitória dos Santos é responsável pelo recebimento de e-mails da diretoria da presidência. Foto: Luanna Alves

“O programa nos proporcionou uma chance única de crescimento profissional. Além do curso técnico, conseguimos aplicar na prática, aqui na Casal, tudo o que aprendemos no Senai”, destacou Ryana. Para Carmen, o impacto vai além da experiência no mercado de trabalho. “Essa oportunidade não só ajuda financeiramente nossa família, mas também nos motiva a seguir em frente com nossos estudos”. “Investir na educação abre portas”, afirmou.

O concurso

Iniciado em janeiro de 2024, o programa de aprendizagem da Casal é destinado a jovens entre 14 e 21 anos. Os selecionados recebem uma bolsa de R$ 660,00, além de auxílio-transporte e auxílio-alimentação no valor de R$ 590,37. O contrato tem duração de dois anos, com jornada de 20 horas semanais.

Compromisso da Casal

“Oferecemos mais que uma vaga de trabalho. Proporcionamos conhecimento e experiência para que jovens em situação de vulnerabilidade possam construir carreiras sólidas e promissoras aqui em Alagoas”, afirma Luiz Neto, presidente da Casal. Segundo ele, a iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente ao ODS 8, que visa promover o crescimento econômico sustentável e o trabalho digno.

As histórias de Ryana e Carmen exemplificam como políticas corporativas de inclusão social podem transformar realidades, fortalecendo famílias e abrindo caminhos para um futuro mais equitativo aos alagoanos.

Conteúdos Relacionados