Skip to content
  • Home
  • Notícias
  • Casal participa de Seminário para Segurança Hídrica do Nordeste

Casal participa de Seminário para Segurança Hídrica do Nordeste

Casal participa de Seminário para Segurança Hídrica do Nordeste

28 de março de 2025

Compartilhe:


Promovido pelo Banco Mundial e Consórcio Nordeste (CN), no Recife, evento reúne lideranças para debater investimentos e soluções para recursos hídricos da região

Presidente da Casal destacou a importância da cooperação entre estados para fortalecer a segurança hídrica e o saneamento em Alagoas.

O presidente da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Luiz Neto, participou, nesta quinta-feira (27), no Recife (PE), da reunião da Câmara Temática de Segurança Hídrica do Consórcio Nordeste, realizada dentro da programação do 3º Seminário Internacional da Iniciativa de Segurança Hídrica para o Nordeste. O encontro teve como objetivo discutir acerca do desenho do Programa de Segurança Hídrica para o Nordeste, elaborado pelo Banco Mundial em parceria com o Consórcio.

Durante a reunião, foram debatidos temas estratégicos para a segurança hídrica da região, que envolvem as políticas de tarifa social dos serviços de água e esgoto, a compra conjunta de insumos para o tratamento de água, as novas diretrizes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o planejamento da expansão da agricultura irrigada. O evento contou com a participação da governadora em exercício de Pernambuco, Priscila Krause, da presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Verónica Sánchez, e do coordenador da Câmara Temática, Almir Cirilo.

O Banco Mundial estima que serão necessários R$ 101,4 bilhões em investimentos para viabilizar o programa. Desse total, 53% serão destinados à gestão sustentável dos recursos hídricos e mitigação de riscos, 40% ao saneamento com resiliência a eventos climáticos extremos, 4% ao fortalecimento da coordenação regional e 3% a iniciativas voltadas para o uso da água na agricultura..

Em sua fala, o presidente da Casal destacou a importância da integração entre os estados para avançar na segurança hídrica e ressaltou as ações desenvolvidas em Alagoas. “Precisamos de soluções conjuntas e sustentáveis para garantir o acesso à água e ao saneamento de forma eficiente e com qualidade. Esse diálogo com o Banco Mundial e os demais estados do Nordeste é fundamental para construirmos um futuro mais seguro em termos hídricos”, afirmou.

Com a proposta apresentada, as instituições participantes terão até abril para analisar e sugerir ajustes ao modelo elaborado pelo Banco Mundial. A versão final do programa será encaminhada aos governadores da região em 5 de maio.

Debate sobre universalização do saneamento

O Seminário Internacional da Iniciativa de Segurança Hídrica para o Nordeste continua até esta sexta-feira (28), reunindo especialistas e gestores públicos para debater os desafios e avanços na gestão dos recursos hídricos e do saneamento básico, com foco especial no meio rural. O evento reforça o compromisso com as metas do Marco Legal do Saneamento (Lei Federal nº 14.026/2020), que prevê que, até 2033, 99% da população tenha acesso à água potável e 90% ao esgotamento sanitário.

Conteúdos Relacionados