Skip to content
  • Home
  • Blog
  • Casal promove ação ambiental com estudantes da rede pública na APA Catolé

Casal promove ação ambiental com estudantes da rede pública na APA Catolé

Casal promove ação ambiental com estudantes da rede pública na APA Catolé

20 de março de 2025

Compartilhe:

Evento em comemoração à Semana da Água contou com apoio da Semarh, Sesau, IMA, BPA e Prefeitura de Atalaia

Ação de educação ambiental teve a participação de cerca de 200 alunos de escolas públicas. Foto: Giovanna Dantas | Ascom Casal

Em celebração ao Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) promoveu, nessa quarta-feira (19), mais uma iniciativa do projeto “Água, o bem mais precioso”. A ação, realizada na Área de Proteção Ambiental (APA) Catolé e Fernão Velho, em Maceió, teve como objetivo despertar nos estudantes da rede pública a consciência ecológica sobre a importância da água.

O evento reuniu aproximadamente 200 alunos de escolas municipais de Atalaia, incluindo as instituições Antônio Amâncio de Melo Bastos, Antônio Vieira da Costa e Suzana Caveiros Costa de Medeiros, além de estudantes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) campus Satuba.

Durante a manhã, os participantes plantaram 150 mudas de espécies nativas, obtidas através de parceria com o Instituto para Preservação da Mata Atlântica (IPMA). As crianças e adolescentes também participaram de jogos educativos e sustentáveis, trilhas ecológicas, exibições de vídeos e palestras sobre o consumo racional de água.

Segundo Elane Pereira, gerente de controle ambiental da Casal, a ação do plantio de mudas foi realizada para conscientizar os alunos sobre a importância da preservação do meio ambiente e da água. “As matas ciliares, no entorno do Açude do Catolé, protegem o recurso hídrico por meio da filtração de água, já que elas impedem que os resíduos a polua. Além disso, elas impossibilitam o assoreamento, garantindo a qualidade do líquido dentro desse reservatório importante”, disse.

Em relação à parceria com a Companhia, o biólogo e assessor técnico da Semarh, Marcílio Melo, explica que é importante uma vez que a Casal é uma das grandes responsáveis pela água em Alagoas e que a instituição, a qual representa, está diretamente ligada à educação ambiental e à gestão desses recursos. “Levar os estudantes às captações permite que compreendam a necessidade de usar a água de forma racional, já que se trata de um recurso esgotável. O objetivo é garantir que eles repassem o conhecimento adquirido, para garantir que futuras gerações tenham acesso a esse líquido sem escassez”, salienta

A iniciativa contou com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) e do Batalhão da Polícia Ambiental (BPA).

A importância da APA Catolé e Fernão Velho para o abastecimento de Maceió é significativa, pois abriga dois sistemas de fornecimento de água: o Cardoso e o Aviação, que juntos são responsáveis pelo abastecimento de 20% da população da capital alagoana – 15% e 5%, respectivamente. Isso torna a área uma das principais reservas hídricas para os maceioenses.

Conteúdos Relacionados