Skip to content
  • Home
  • Notícias
  • Sesau, Funasa e Casal reforçam trabalho conjunto para controlar qualidade da água de Palmeira dos Índios

Sesau, Funasa e Casal reforçam trabalho conjunto para controlar qualidade da água de Palmeira dos Índios

Sesau, Funasa e Casal reforçam trabalho conjunto para controlar qualidade da água de Palmeira dos Índios

22 de março de 2018

Compartilhe:

Reunião entre representantes dos três órgãos discute estratégias para controlar qualidade da água

Dirigentes e técnicos da Casal, Sesau e Funasa discutem a situação de Palmeira dos Índios

Representantes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em Alagoas, reuniram-se nesta segunda-feira (8) com diretores e técnicos da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), com quem discutiram estratégias para o controle da qualidade da água consumida por moradores de Palmeira dos Índios, em função dos casos de diarreia verificados nos locais onde há intermitência no abastecimento.

A reunião aconteceu pela manhã, no gabinete do presidente Álvaro Menezes, da Casal. Participaram do encontro a superintendente de Vigilância em Saúde e a diretora de Vigilância em Saúde Ambiental da Sesau, Sandra Canuto e Maria Elisabeth, respectivamente, e o farmacêutico-bioquímico José Tadeu, do setor de Controle de Qualidade da Água da Funasa. Também participaram da reunião o vice-presidente de Gestão Operacional da Casal, Carlos Figueiredo, seu assessor técnico, Jorge Briseno, e o superintendente técnico Walace Padilha, que representou o vice-presidente de Gestão de Serviços de Engenharia, Osmar Lisboa.

Segundo Carlos Figueiredo, a água fornecida pela Casal está dentro dos padrões de potabilidade exigidos pelo Ministério da Saúde. Análises realizadas pelo Laboratório Central (Lacen) comprovam que a água distribuída pela companhia em Palmeira dos Índios está isenta de coliformes fecais. Mesmo assim, de acordo com Figueiredo, técnicos da Casal continuarão acompanhando o trabalho de fiscalização das Secretarias de Saúde do estado e do município em pontos alternativos de abastecimento, como carros-pipa clandestinos, poços, cacimbas e cisternas, a fim de encontrar e neutralizar as causas da epidemia de diarreia. Está programada para a próxima quarta-feira (10), às 8 horas, na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Palmeira dos Índios, uma reunião dos técnicos da Casal, da Secretaria de Saúde e da Vigilância Sanitária para tratar dessa questão.

Conteúdos Relacionados