Skip to content
  • Home
  • Notícias
  • Estação de Tratamento de Esgoto da parte alta de Maceió será inaugurada nesta quarta (27)

Estação de Tratamento de Esgoto da parte alta de Maceió será inaugurada nesta quarta (27)

Estação de Tratamento de Esgoto da parte alta de Maceió será inaugurada nesta quarta (27)

25 de novembro de 2019

Compartilhe:

ETE Benedito Bentes vai receber e tratar o esgoto da parte alta de Maceió

A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Benedito Bentes, construída por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) firmada entre a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e a Saneamento Alta Maceió (Sanama), já está pronta e com data para inauguração: a solenidade ocorre na próxima quarta-feira (27), a partir das 10h, e vai contar com a presença do governador Renan Filho.

A unidade terá capacidade para tratar cerca de 1.300 m³/h, no final de plano,isto é, mais de um milhão de litros de águas servidas a cada hora. Assim, a ETE poderá receber e tratar o esgoto oriundo de cerca de 300 mil moradores da parte alta de Maceió, garantindo mais saúde, qualidade de vida e melhorias para o meio ambiente.
Somente nessa estrutura, o investimento gira em torno de R$ 50 milhões. Em todo o Sistema de Esgotamento Sanitário da parte alta, o valor a ser aplicado pela PPP é de aproximadamente R$ 289 milhões.
De acordo com o presidente da Casal, o engenheiro Clécio Falcão, a ETE contará com tecnologia de ponta oriunda da Noruega. “A instalação vai agregar eficiência e qualidade nos serviços de esgotamento sanitário de Maceió por meio de um Reator Biológico de Leito Móvel (MBBR) e do Fluxo Contínuo com Limpeza Intermitente (CFIC)”, detalhou. Ainda segundo ele, “a ETE do Benedito Bentes será a primeira de Alagoas a utilizar as tecnologias citadas, elas possibilitarão um baixo consumo de energia e a não geração de odor”.
Quando todo o sistema de redes coletoras estiver implantado e em operação, ele vai conduzir para a estação o efluente recebido nos seguintes bairros: Benedito Bentes, Salvador Lyra, Santa Lúcia, Dubeaux Leão, José Maria de Melo, Tabuleiro dos Martins, Cidade Universitária, Santos Dumont, além de partes do Clima Bom e do Antares.

Conteúdos Relacionados