Fato ocorreu na tarde da terça-feira (28); equipamentos foram danificados
Um rompimento na rede elétrica da Equatorial Alagoas provocou um incêndio na área da estação de tratamento de água (ETA) da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal). O fato ocorreu por volta das 14h da terça-feira (28), quando um cabo de alta tensão rompeu, ateando fogo sobre a vegetação abaixo.
Colaboradores da Casal foram orientados a manter distância, tendo em vista perigos de eletrocussão e danos que poderiam ser causados pelo fogo. O incêndio foi apagado por volta das 16h, pela ação de moradores que vivem nos arredores: eles lançaram água sobre a vegetação em processo de queima.
A Equatorial Alagoas restabeleceu o potencial elétrico às 19h20, após o que a Casal constatou que equipamentos de medição e controle de qualidade da água, bem como o gerador de cloro da ETA foram danificados, possivelmente devido a ocorrência na rede elétrica da concessionária de energia.
A Casal agora trabalha para instalar equipamentos substitutos, o que deve ocorrer na tarde desta quarta-feira (29). Após esse serviço de manutenção corretiva, o tratamento de água será restabelecido e a estação voltará a produzir e repassar água de qualidade para a Águas do Sertão distribuir em Quebrangulo.
Vale destacar que, durante toda essa ocorrência, o município seguiu recebendo água a partir de um segundo sistema que o atende: o Caçamba.
Confira abaixo o vídeo da ocorrência.