A água é um recurso natural renovável, mas não inesgotável. Ela precisa ser gerenciada, uma vez que sofre frequentemente alterações provocadas pelas atividades humanas, que modificam sua qualidade e quantidade.

Sem dúvida, um dos maiores desafios a ser enfrentado nas próximas décadas será o uso racional da água, visto que a sua exploração tem-se intensificado em virtude do aumento populacional, do crescimento industrial e da expansão das áreas de irrigação.

Tendo em vista essa realidade, torna-se imprescindível a implementação de uma adequada Política de Gestão de Recursos Hídricos. Para isso, o cadastramento dos usuários se torna um valioso instrumento, que ajudará a conciliar as demandas, cada vez maiores, com a disponibilidade hídrica existente.

Esse cadastramento é o pontapé inicial onde o usuário passa a ter o direito de usar determinada quantidade de água superficial ou subterrânea, para uma ou mais finalidades específicas, por um determinado período de tempo.

Importância do Cadastramento

Com o cadastro, pode-se assegurar o controle quantitativo e qualitativo dos usos da água e garantir o efetivo exercício dos direitos de acesso à água pelo Licenciado.

É o instrumento que o Poder Público dispõe para garantir que as prioridades de uso, definidos no Plano Diretor do Canal do Sertão, sejam efetivamente respeitadas pelos usuários.

Para mais informações, entrar em contato com a Central de Atendimento.

CONTATOS:
E-mail: raniel.gomes@casal.al.gov.br
WhatsApp: (82) 99172-1316

Links:
Documentação necessária
Formulário de cadastro