As sugestões de experiências em salas de aula estão divididas em:
1. Evaporação
2. Água, Recurso Precioso
3. Usos da Água na Família
4. O Ciclo da Água
5. Percolação
6. Derretendo Gelo
1. Evaporação
Objetivo
Demostrar que alguma água é inicialmente capturada pelo terreno e que com o passar do tempo se evapora na atmosfera.
Materiais necessários:
:. Dois copos de para cada estudante
:. Balanças
:. água suficiente terra para encher um copo para cada estudante
:. Recipiente para medir água ou um cilindro graduado
Procedimento:
:. Encher cada copo até 13 mm da borda superior.
:. Colocar na balança o copo cheio de terra e anotar seu peso Fazer no vaso cheio uns furinhos no fundo para que saia água.
:. Virar suavemente uma medida de água sobre a superfície da terra. Durante este processo o copo com terra deverá estar suspenso sobre um segundo copo, vazio, que recolherá a água que sair dos furinhos.
:. Pesar o copo cheio de terra molhada, após parar de pingar, e anotar este peso. Pesar diariamente o copo durante três dias consecutivos e anotar seu peso.
Perguntas para discussão:
:. Como se compara este experimento de laboratório com a situação real de chuva caindo sobre um terreno?
:. Que aconteceu com a água retida pelo solo inicialmente?
:. Que é que possivelmente acontece com a água que se evapora?
:. Como é que a água chega à atmosfera a partir das plantas?
2. Água, Recurso Precioso
Objetivo
Conscientizar o estudante acerca de como é limitado o recurso “água” e qual deve ser seu papel na sua conservação.
Temas para discussão:
:. quais são as maneiras que usamos a água diariamente em nossas casas?
:. de que outras maneiras utilizamos a água?
:. Como nós podemos, como pessoas, ajudar no esforço de conservar a água?
3. Usos da Água na Família
Objetivo
Conscientizar os estudantes das grandes quantidades de água que se usa nas casas.
Materiais necessários:
:. Papel para fazer gráficos
:. Lápis
Procedimento:
Pedir que cada estudante registre a quantidade de água que se usa em sua casa durante um dia normal. Esta anotação pode ser obtida lendo o contador de água de sua casa por dois dias consecutivos, pela manhã ou calculando o volume, considerando:
:. a soma do número de vezes que se utiliza a descarga do banheiro (cada descarga eqüivale a 20 litros)
:. mais a água que utiliza para o banho de cada pessoa (130 litros por pessoa/dia)
:. mais a água que se gasta lavando a roupa (150 litros/dia),
:. mais a que se gasta lavando os pratos (40 litros/dia).
Peça aos estudantes que façam um gráfico mostrando o uso de água de todas as famílias.
Perguntas para discussão:
:. Existe uma grande variação no uso de água entre as famílias?
:. A maioria das famílias estão dentro do intervalo de 150 a 200 litros de água por pessoa ao dia? Quantas famílias usam muito mais e quantas usam muito menos que o limite de intervalo?
:. Quais são as possíveis razões para usar mais ou menos água? Quais são algumas formas de diminuir o consumo de água?
4.Demonstração: O Ciclo da Água
Objetivo
Demostrar que a água que usamos é a mesma que se está usando desde o princípio dos tempos. Demostrar que um elemento que entra no ciclo da água permanece no sistema.
Materiais necessários:
:. Caixa plástica com tampa transparente Lâmpada para iluminar
:. Bolsa plástica de gelo
:. Corantes para alimentos
Procedimento:
:. Coloque a caixa inclinada a um angulo de 30 graus
:. Coloque 100 ml de água na caixa
:. Tampe-a
:. Posicione a lâmpada na parte de baixo da caixa para criar evaporação
:. Ponha a bolsa de gelo sobre a caixa, no extremo oposto da lâmpada, para criar condensação
. Estando pronto se estabelecerá o ciclo de evaporação, condensação e precipitação, adicione o corante de alimentos no água da caixa.
Perguntas para discussão:
:. Que processo se simula com o ascender da lâmpada?
:. Que processo se simula ao aplicar gelo no vapor da água que se desprende da tampa da caixa ?
:. Que princípio se demostra ao adicionar o corante de alimentos?
5. Percolação
Objetivo
Demostrar que a água atinge diferentes velocidades através dos solos com diferentes tamanhos de plantação.
Materiais necessários:
:. Cinco tubos de plástico de um metro de comprimento e 5 centímetros de diâmetro.
:. Cinco almofadas de gase e ligas de notas (dinheiro).
:. Cinco copos de vidro para recolher a água que percole dos tubos.
:. Amostras de barro, de areia grossa, areia fina, terra, e terra preta ou bolinhas plásticas de cinco tamanhos diferentes, aproximadamente duas medidas para cada amostra.
:. Vasilha de medir Cronometro
Procedimento:
:. Segure uma almohadilla de gaze na base de cada coluna por médio de uma liga (banda de goma).
:. Coloque uma amostra diferente de material o de las bolitas em cada coluna até que se encha aproximadamente até a metade.
:. Assegure-se de que todas as colunas estejam cheias no mesmo nível.
:. Coloque 100 ml. de água através das colunas, uma por uma.
:. Meça o tempo que leva para passar a água através de cada coluna.
:. Meça a quantidade de água que passa a través de cada coluna.
:. Se está usando amostras de solo, fijese no o color que tem a água no primeiro vaso coletor.
Perguntas para discussão:
:. A água escorre através de cada coluna na mesma velocidade?
:. Sim ou não e porque motivo ?
:. Descreva a relação que existe entre a velocidade a a cual pasa el água a través del solo e e1 tamaho del grano del mesmo.
6. Derretendo Gelo
Objetivo
Demostrar que a neve está composta de gelo e ar e que sua densidade afeta a quantidade de água produzida quando a mesma se derrete.
Materiais necessários:
:. Duas latas pequenas do mesmo tamanho, uma delas aberta em ambos extremos.
:. Retire e cinta adesiva.
Procedimento:
:. Meça e anote a altura da lata assim como a profundidade do gelo.
:. Empurre hacia abajo a lata que está aberta em um dos extremos em a neve até que a lata se encha de neve.
:. Levante cuidadosamente a lata sem que se caiga a neve.
:. Ponha a lata sobre a boca aberta da outra lata e una-as com fita adesiva de maneira que toda a neve que se derreta caia na lata de baixo. Depois que a neve se derrete, sumerja a regla em el água de a lata e meça e anote a profundidade.
Perguntas para discursão:
:. Qual é a relação entre a quantidade de gelo derretida e a quantidade de água produzida?
:. Como se calcula a densidade do gelo picado?
:. Quais são alguns dos fatores que afetam a densidade do gelo?
:. A densidade do gelo em um vale profundo será a mesma em topo de uma montanha?
Esta é uma contribuição da Casal aos professores e professoras a quem cabe a responsabilidade e a honra de formar as novas gerações.
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